O escritório SO-IL, em colaboração com o FREAKS freearchitects, foi anunciado como vencedor do concurso para reinventar a histórica Site Verrier na França. Localizado no Parque Natural Vosges, o plano de modernização aborda três elementos no passado industrial da região e proporciona um espaço dinâmico para interação cultural e exploração histórica da fábrica de vidros Site Verrier.
O local mantem três identidades distintas: um museu do vidro; o CIAV, que abriga um centro de artes; e o Cadhame, que apresenta um espaço para instalações artísticas e encontros públicos. O novo projeto busca criar uma conexão e linguagem coesa entre essas identidades independentes e manter um espaço público central para interações espontâneas.
Utilizando a "tapeçaria" existente como diretriz, todas as novas funções respeitam o terreno, ocupando os meandros desses três elementos. Os programas que serão acrescentados consistem em áreas de armazenamento, escritórios, espaços de oficina, um café, um restaurante e um teatro com capacidade para 500 pessoas.
Refletindo sobre a atualização da Site Verrier, Ilias Papageorgiou, do SO – IL, comentou: "O projeto se inspira no processo transformativo da produção do vidro; uma reinvenção do terreno em uma nova forma nascida de sua história e voltada para o futuro. Nesse novo centro multidisciplinar os visitantes experienciarão eventos de arte contemporânea e entrarão em contato com a rica história do local."
Competição
Glass Art Center CompetitionPrêmio
Primeiro LugarProjeto
Site VerrierArquitetos
Localização
Site VerrierEquipe de projeto
Florian Idenburg, Jing Liu, Ilias Papageorgiou, Lucie Rebeyrol, Seunghyun Kang, Antoine Vacheron, Pietro Pagliaro, Max Hart Nibbrig, Danny DuongColaboração
Engenharia estrutural
MHICenografia
Orçamento
MDETCAcústica
PEUTZCliente
Communauté de communes du Pays de BitcheÁrea
5000.0 m²Ano do projeto
2015Fotografias
Cortesia de SO-IL